Consumo de energia elétrica cresceu 6,8% no Paraná em 2007

O Paraná utilizou 6,8% mais eletricidade em 2007, comparativamente ao ano anterior. A elevação, segundo a Copel, reflete o bom desempenho de toda a economia estadual, que produziu indicadores positivos e bastante expressivos em todas as classes de consumo. ?Essa variação ficou dentro das nossas expectativas e mostra que o Estado vai muito bem, respondendo positivamente aos programas de estímulo e de fomento ao desenvolvimento implementados pelo governador Roberto Requião?, declarou o presidente da empresa, Rubens Ghilardi.

?Mas há outra forma de ver a questão, que é a necessidade inadiável de o setor elétrico brasileiro expandir seu parque gerador, viabilizando a construção das usinas já previstas ? principalmente as hidrelétricas, de menor impacto ambiental ? para que a disponibilidade de energia não venha a ser, no futuro, um limitador ao crescimento do país?, completou Ghilardi.

Sobre a elevação dos níveis de consumo de eletricidade no mercado paranaense, o presidente da Copel destacou como principais causas o crescimento da renda média, proporcionado pela elevação do salário-mínimo e a maior disponibilidade de crédito, a intensificação das atividades industriais, decorrente da recuperação da safra agrícola e do aumento das exportações, em alguns setores, e o aumento nas temperaturas médias verificado em todo o Estado.

Empregos

?Mas o fator preponderante para essa expansão foi, ao meu ver, a criação de 122 mil novos empregos formais no Paraná ao longo de 2007, com crescimento de 6,6% sobre o total de postos de trabalho existentes ao final de 2006?, avaliou Ghilardi. ?A massa de renda proporcionada por empregos que são seguros e que garantem salários regulares dá origem ao consumo de bens e de serviços capazes de melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias, instalando o círculo virtuoso desejado por Requião onde todos são beneficiados: a sociedade e todos os agentes da cadeia produtiva?.

Os números divulgados pela Copel mostram que ao longo de 2007 a empresa ligou 91.746 novas unidades consumidoras às suas redes de distribuição, que cobrem 393 municípios paranaenses. Assim, a empresa encerrou o ano totalizando 3.437.085 ligações atendidas diretamente: são 2,7 milhões de lares, 333,5 mil propriedades e domicílios rurais, 286,5 mil estabelecimentos comerciais e 58.778 indústrias ? 2.092 delas, ligadas em 2007.

Comércio

A maior variação percentual no consumo de eletricidade observada pela Copel, na comparação dos dados de 2007 e de 2006, aconteceu no segmento comercial, que responde por quase 20% de toda energia elétrica faturada pela concessionária, com 9,2% de crescimento. Esse resultado é conseqüência da instalação e abertura de novos pontos de venda com elevado padrão de consumo ? como supermercados e shoppings centers ? e do forte movimento decorrente do aumento da renda e maior disponibilidade de crédito aos consumidores. Em 2007, a Copel ligou 7.488 novos estabelecimentos comerciais no Estado, o que significa uma expansão de quase 3% na base de clientes do segmento no espaço de um ano.

O consumo residencial também cresceu de maneira expressiva, com 6,6% de aumento: foi a maior variação percentual registrada nessa categoria nos últimos dez anos, e elevou o consumo médio por residência para 157,9 quilowatts-horas mensais ? o maior patamar desde 2001, quando o Brasil inteiro, com exceção dos estados da Região Sul, precisou racionar energia elétrica. De acordo com as análises da Copel, esse resultado é conseqüência da soma de fatores positivos como a maior oferta de emprego, aumento da renda, queda dos juros e maiores facilidades de crédito, que estimulam o consumo em geral e, em especial, a aquisição e uso mais intensivo de eletrodomésticos.

Indústria

Entre as indústrias, responsáveis por quase 38% do consumo de eletricidade no Paraná, a elevação apurada foi de 7,5% comparativamente ao ano de 2006. Nesse total, incluem-se os consumidores livres, atendidos pela subsidiária de geração da Copel, que, se considerados isoladamente, expandiram seu consumo em 24%. Já as indústrias que integram o mercado cativo tiveram variação de 4,3%. O aumento no uso da energia elétrica pelas indústrias confirma o bom desempenho da economia paranaense, dizem os analistas da Copel. Eles informam que as exportações pelas indústrias instaladas no Estado cresceram 23,3% em 2007, comparativamente a 2006. Os setores que lideraram a pauta de comércio exterior foram os da soja, milho, automóveis e carne de aves.

Confirmando esse incremento na comercialização de grãos, o consumo de eletricidade no meio rural avançou 6,3% sobre os totais de 2006. Segundo levantamentos do IBGE, o Paraná foi o maior estado brasileiro na produção de grãos em 2007.

Voltar ao topo