Consumo de energia cresceu 5,3% em abril

A carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional cresceu 5,3% em abril (para 61.034 MW), na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Com relação a março, houve queda de 3,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, houve aumento de 3,6% em relação ao mesmo período anterior.

Segundo o ONS, a alta de abril em relação ao mesmo mês do ano passado se deve a fatores como o maior nível de utilização da capacidade instalada da indústria, que segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), atingiu em abril, 83,9%, o maior nível desde julho de 2011 (84,1%), de acordo com dados citados no boletim da ONS. A demanda de energia pelo setor industrial representa cerca de 40% do consumo total do País.

Já a queda do consumo de abril em relação a março é explicada pelo comportamento sazonal da carga dos subsistemas, segundo a ONS. Além disso, a ocorrência de temperaturas amenas, inferiores as verificadas no mês anterior, levou a diminuição do uso de equipamentos de refrigeração refletindo diretamente na redução do consumo.

No Sudeste/Centro-Oeste, os valores preliminares indicam uma variação positiva de 4,6% em abril em relação aos valores do mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de março, houve redução de 3,6%.

No Sul, as taxas foram de 5,3% e -7,3%, respectivamente. Já no Nordeste, houve aumento de 8% e queda de 0,8%, respectivamente nos mesmos períodos de comparação. No Norte, a taxa ficou em 3,8% e 0,8% nos dois períodos. Esta região foi a única do País a apresentar alta do consumo em abril ante março.