Consumo de energia cresce 3,54% no país

Foto: Arquivo/O Estado

Em setembro, consumo nacional atingiu 47.011 megawatts médios. Recorde foi registrado em março.

O consumo nacional de energia elétrica em setembro atingiu 47.011 megawatts (MW) médios, com aumento de 3,54% em relação ao consumo registrado em setembro do ano passado, segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O resultado de setembro está abaixo do observado em julho e agosto, quando o crescimento ficou em 5,5% e 4,8%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, supera o observado no segundo trimestre, quando a expansão do consumo registrou alta de cerca de 2% sobre igual período de 2005.

Os dados do ONS mostram que a região norte continua liderando a expansão do consumo, com aumento de 7,67% em relação a setembro de 2005, enquanto na região sudeste o crescimento foi de 2,97%. No nordeste o aumento foi de 3,31% e, no sul, de 4,13% sobre setembro do ano passado. No acumulado do ano (janeiro a setembro), houve aumento de 3,72% no consumo nacional em relação aos primeiros nove meses de 2005, com a região norte registrando expansão de 8,65%, o sudeste de 3,39%, o norte de 3,84% e o nordeste de 2,73%.

Em relação ao mês anterior (agosto), os dados do ONS apontam uma queda de 1,40% no consumo mensal em setembro, com a retração mais acentuada sendo observada no sul, que atingiu 3,08%. No sudeste, que representa 62% do consumo nacional, a queda de setembro em relação a agosto foi de 2,01%, registrando movimento semelhante ao observado em abril, quando o consumo na região recuou em relação ao mês anterior. Até mesmo na região norte os dados do ONS apontam queda em setembro, com variação negativa de 0,75% em relação ao mês imediatamente anterior. Até o primeiro semestre, o consumo de energia elétrica na região norte estava registrando crescimento de dois dígitos, embalado pela forte expansão das indústrias eletrointensivas. A queda de setembro indica um arrefecimento nesse movimento.

A única região que apresentou crescimento no mês passado (em relação a agosto), foi o nordeste, com aumento de 2,82%. No sábado, a região registrou recorde histórico no consumo instantâneo (horário de pico), atingindo 8.768 MW. O aumento do consumo no nordeste coincide com a safra de cana-de-açúcar, que gera aumento de demanda de energia por parte das usinas, o que deve prosseguir até dezembro.

Em valores absolutos, o consumo do mês passado ficou cerca de 1.600 MW médios acima do registrado em setembro de 2005, abaixo das projeções oficiais para o setor. O governo trabalha com expansão na faixa de 2.500 a 3.300 MW médios a cada ano, conforme cenário básico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica (PDEE 2006-2015), divulgado no primeiro semestre.

Pelos dados do ONS, o maior consumo deste ano foi registrado em março, quando atingiu a média de 49.346 MW médios, recorde absoluto na história do país. O menor patamar foi observado em maio, com 46.026 MW médios, recuperando-se gradualmente desde então, atingindo 46.051 MW em junho, 46.186 MW em julho, 47.677 MW em agosto e caindo para 47.011 MW no mês passado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.