Consumidor paga pela água no frango congelado

Brasília –

 Um balanço parcial da Secretaria de Defesa Agropecuária mostra que 32% dos lotes de frango congelado têm porcentuais de água acima do permitido pelo governo, o que faz com que o consumidor seja lesado. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Amaury Dimarzio, o limite de adição de água no frango congelado inteiro é de 6%, mas o governo aceita o máximo de 8%. Os testes detectaram lotes com até 23% de água no frango. “Não há risco para a saúde, mas o consumidor está pagando pela água”, resumiu Dimarzio.

De janeiro a 20 de junho deste ano, foram coletadas 150 amostras no comércio varejista de todos os estados. Apesar do índice significativo, os percentuais de água no frango têm diminuído, mostram números do ministério. Em 2000, 60% das amostras continham níveis de água acima do permitido. No ano seguinte, esse número caiu para 50%. “Em 2002, foram 16%”, disse o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do ministério, Rui Vargas.

Embora o levantamento não tenha sido finalizado, Dimarzio acredita que são as pequenas e médias empresas que cometem as fraudes. “A fraude atinge em cheio a classe trabalhadora, pois o frango com maior percentual de água é vendido a preço mais baixo”, afirmou o secretário-executivo.

Os lotes de frango congelado com nível de água superior ao permitido são apreendidos, independente do estado em que estejam sendo comercializados. “Esses lotes serão doados ao programa Fome Zero. Antes da resolução que permitiu as doações, esses lotes eram devolvidos às fábricas para produção de subprodutos de frango”, explicou Vargas.

O resultado das análises já foi divulgado às empresas, que agora deverão apresentar sua defesa. Por isso, os nomes das empresas não serão divulgados. “Depois da defesa, aplica-se uma multa que poderá chegar a 25 mil ufirs”, explicou.

Vargas lembrou que os lotes de frango congelado enviados ao mercado externo passam por testes para detecção de água. O ministério divulgará, a partir da tarde de amanhã, em seu site (http://www.agricultura.gov.br), a lista das empresas que congelam frango e que cumprem a determinação do governo de só adicionar até 8% de água no produto final.

Voltar ao topo