setembro

Consumidor mostra mais confiança em setembro, diz FGV

A confiança do consumidor subiu 0,7% em setembro, após cair 4,3% em agosto e subir 3,0% em julho, sempre na comparação com o mês imediatamente anterior, revelou nesta quarta-feira, 24, a Fundação Getulio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), na série com ajuste sazonal. Em setembro, o indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), fechou em 103,0 pontos. Em relação a setembro de 2013, houve queda de 9,5% do ICC.

“Após um período de queda acentuada da confiança dos consumidores até maio, os resultados se tornaram mais voláteis e, por isso, devem ser analisados com cautela. Em setembro, a melhora deve-se a uma diminuição do pessimismo com a economia nos meses seguintes, possivelmente relacionada a uma redução de incertezas com o final do período eleitoral”, informou a FGV, em nota.

O resultado foi influenciado apenas pela percepção em relação ao futuro, já que a avaliação sobre o momento atual continuou piorando. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 2,2%, ao passar de 107,2 pontos para 104,8 pontos, o menor nível desde maio de 2009. No mês passado, o índice já havia recuado 5,1%.

Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,1%, de 100,1 pontos para 102,2 pontos, o melhor resultado desde abril deste ano. Em agosto, o indicador havia caído 1,1%. O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1º e 20 de setembro.

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo