Consultas ao SPC caíram 8,95% em abril ante março

O número de consultas realizadas para as compras a prazo e pagamentos em cheque ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) subiu 8,67% em abril na comparação com mesmo mês do ano passado, mas caiu 8,95% na comparação com março. Os dados, divulgados hoje, são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, e servem como um termômetro para o comportamento das vendas no período. Este levantamento é feito como varejo, principalmente o de pequeno porte, com 800 mil pontos de venda. Os dados relativos a pagamento de cartão de crédito não são computados na pesquisa.

Para a CNDL, o mês de março é uma base de comparação aquecida por ser um período de liquidações e renovação de estoques. “Há que se ressaltar também que a queda observada em abril compreendeu o período da Semana Santa, contando com menos dias úteis, período em que as pessoas utilizam parte de sua renda para viagens”, traz a nota de divulgação.

Em relação ao crescimento de abril na comparação com idêntico mês do ano passado, a nota da CNDL salientou o ciclo de crescimento virtuoso pelo qual a economia passa neste momento. De janeiro a abril, o volume de consultas ao SPC cresceu 7,75% ante igual período de 2009.

Voltar ao topo