Consulta cadastral pela internet só com senha

Os contabilistas, escritórios individuais e escritório sociedade da área contábil, no Paraná, só podem fazer consulta cadastral e obter certificados pela internet, por meio de senha individual. A medida aumenta significativamente a segurança dos profissionais e escritórios, afirma o diretor do CRCPR, Gerson Luiz Borges de Macedo. A senha foi distribuída, no final de junho, por meio de correspondência endereçada a todos os cadastrados. Quem não a recebeu deve entrar em contato com o Departamento de Informática, o setor de Registro ou um escritório regional do CRCPR. O mesmo pode fazer quem extraviou ou esqueceu a senha recebida.

Entrando na página do conselho, se tiver a senha, o interessado pode verificar, em consulta cadastral, pagamentos efetuados, débitos, emissão de guias de pagamento com possibilidade de parcelamento, emissão de taxas de emolumentos, vínculos, processos protocolados e processos de fiscalização. Já em certificado de regularidade pode emitir certificados, consultar sobre certificados emitidos, definir sobre a divulgação de dados pessoais e alterar a senha.

Cases mostram estratégias degestão que criam empregabilidade

Administradores, contabilistas, economistas e outros profissionais de estratégia, planejamento, inovação, gerenciamento e prospecção de negócios terão uma oportunidade de aperfeiçoamento e checagem das novidades do mercado, na primeira semana de outubro, em Curitiba. Cerca de trinta das maiores empresas do Paraná, como Petrobrás, HSBC, Renault, Audi, Bosch, Volvo, O Boticário, Tritec e Spaipa vão exibir seus cases na terceira edição da Feira de Gestão FAE-Business.

É uma feira de conhecimento, define o diretor acadêmico de graduação e de pós-graduação da FAE, Judas Tadeu Grassi Mendes. Tanto para os profissionais que já estão no mercado como para os estudantes, será oferecido um panorama das práticas que têm garantido empregabilidade nas empresas.

“Existe uma defasagem temporal muito grande entre o que se ensina em qualquer escola do mundo e o ambiente real dos negócios”, diz o professor Judas Tadeu. “Nesse aspecto, a feira passa a ser provocativa e desafiante, uma possibilidade de aferição da realidade das práticas de gestão”.

Serão analisados e comparados cases de logística, roteirização, produtividade, custos e outros produtos de gestão de algumas das empresas que mais evoluíram nesses setores e que atuam no Paraná.

Refis prorrogado para final de agosto

Em edição extra do Diário Oficial de 31 de julho, o governo federal publicou a Medida Provisória n.º 125 prorrogando o prazo de adesão ao Parcelamento Especial para o dia 31 de agosto. Esta prorrogação vinha sendo bastante aguardada pelos contribuintes, em razão da paralisação do INSS e Receita Federal. Segundo o contador Nereu Domingues do escritório Gaia, Silva, Rolim & Associados, “em que pese a adesão seja realizada através da internet e pagamento da primeira parcela, muitos contribuintes vêm encontrando dificuldade para a sua formalização, pois necessitam de informações da Receita Federal ou do INSS para poder compor o montante da sua dívida que servirá de base para o cálculo da parcela”.

Embora diferenciado do Refis/2000, o novo REFIS traz algumas vantagens. “O Parcelamento Especial também pode ser utilizado como instrumento de planejamento tributário, por exemplo, na migração de parcelamentos normais para a nova modalidade tem-se a redução da taxa de juros (de Selic para TJLP) e um desconto de 50% na multa inicialmente constituída”, afirma o consultor.

INSS prorroga validade de certidões

Por conta da paralisação dos servidores, que prejudica a solicitação ou renovação pelas empresas de suas Certidões Negativas de Débitos (CNDs), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu prorrogar a validade das certidões vencidas a partir de 8 de julho de 2003 – data de início da paralisação – até dia 31 de agosto.

Voltar ao topo