Conselho analisará prorrogação da dívida agrícola na quinta-feira

O Ministério da Fazenda vai encaminhar ao Conselho Monetário Nacional (CMN) o voto para que sejam adiados os vencimentos das parcelas das dívidas rurais de janeiro a março deste ano, conforme reivindicação da bancada ruralista. O voto foi confirmado pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e será discutido na reunião do CMN na quinta-feira (dia 31).

O presidente da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados, Marcos Montes (DEM-MG), disse que "estamos muito satisfeitos porque o que o produtor queria foi atendido no voto".

Café

O Ministério da Agricultura também vai encaminhar ao CMN um voto agrícola no qual pedirá a reprogramação do vencimento das parcelas de dívidas relativas ao Funcafé, de 2 de janeiro e 30 de junho deste ano. Estes débitos são relativos às operações de comercialização, custeio, colheita e armazenamento de café.

O conteúdo do voto não está definido, já que o governo quer prorrogar o vencimento das parcelas ainda para 2008, enquanto o setor produtivo e a bancada ruralista defendem uma prorrogação em três parcelas iguais a vencerem entre 2009 e 2011.

Voltar ao topo