A sessão do Congresso Nacional que vai analisar sete vetos presidenciais foi iniciada no período da tarde desta terça-feira, 26, e o presidente da Casa, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), já deu início à votação, sob protestos da oposição.

continua após a publicidade

A pauta inclui o veto que resultou na reoneração da folha de pagamento para empresas de 11 setores que os parlamentares originalmente haviam resguardado da medida.

continua após a publicidade

Deputados contrários argumentaram que ainda não há quórum para iniciar a ordem do dia, mas Eunício indeferiu a questão de ordem e disse que o quórum pode ser atingido ao longo do processo de votação.

continua após a publicidade

Os sete vetos serão votados em cédula eletrônica, ou seja, o parlamentar já descreverá sua posição em relação a cada um de uma única vez. Segundo o presidente do Senado, é a cédula que será usada para auferir o quórum.

Neste momento, 191 deputados e 28 senadores já marcaram presença no plenário. A votação só valerá com a participação de ao menos 257 deputados e 41 senadores.

Eunício já pediu a senadores e deputados que compareçam ao plenário para iniciar a votação. O veto da reoneração é o quinto na pauta.