Congelados são destaque no Porto de Antonina

Levantamento realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) mostra que ontem, 15 navios estavam atracados nos terminais paranaenses. São 10 em Paranaguá, movimentando produtos como fertilizantes, farelo e carga geral. Entre eles, estão o “Bojing”, carregando fertilizantes e o “Hebei Lion”, carregando farelo com destino a Roterdan.

Em Antonina, 5 navios movimentam 39.450 toneladas. Deste total, 4 carregam cargas congeladas, representando um volume de 14.100 toneladas e um descarrega fertilizantes. Ao largo, aguardando para atracar, estão 21 embarcações. Destas, 13 descarregarão cerca de 300 mil toneladas de fertilizantes. Na próximas 48 horas, 19 navios estão sendo esperados para chegar ao porto e movimentar cargas como farelo, açúcar a granel, congelados, fertilizantes, óleo de soja, veículos, contêineres, entre outros.

Programados para atracar a partir desta sexta-feira, estão os navios “Lykes Envoy”, de bandeira cipriota, que movimentará contêineres, o “Fu Tong”, de Hong Kong, que estará recebendo 59 mil toneladas de soja com destino à Índia e o “Jin Pu Hai”, de bandeira panamenha, que levará para a China 52 mil toneladas de milho.

Na quinta-feira, 11 navios deixaram os portos do Paraná, após movimentarem cargas, como soja, farelo, fertilizantes e açúcar a granel.

Os dados fornecidos pela autarquia revelam, ainda, que de janeiro até agora mais de 19,1 milhões de toneladas foram movimentadas, representando um aumento de mais de 1,7 milhão de toneladas que o verificado no mesmo período de 2003, quando 17,4 milhões de toneladas foram registradas. Em 2004, até o momento, 13,2 milhões de toneladas referem-se às exportações e 5,1 milhões de toneladas às importações. Em 2003, neste mesmo período, os números foram: 13,2 milhões de toneladas exportadas e 4,1 milhões de toneladas importadas.

Voltar ao topo