Confiança do empresário do comércio recua em março

Os empresários do comércio ficaram menos otimistas em março, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) recuou 0,4% na passagem de fevereiro para março, de 127,6 pontos para 127,1 pontos. Na comparação com março de 2011, também houve retração, de -2,6%.

O resultado da pesquisa foi influenciado pela piora (de -5,0% em relação a fevereiro) na percepção sobre as condições do cenário atual. Houve recuo na confiança sobre o setor de varejo (-6,2%), a situação econômica atual (-6,3%) e as condições da empresa (-2,8%).

Houve uma melhora, porém, tanto nas expectativas do empresariado (+1,5%) quanto na previsão de investimentos (+1,5%). De fevereiro para março, os empresários ficaram mais confiantes no aumento do volume de vendas no segundo semestre deste ano. A expectativa para a economia cresceu 1,7%; para o setor de varejo melhorou 1,4%; e para a própria empresa aumentou 1,4%.

De acordo com a CNC, o mercado de trabalho ainda aquecido e o aumento do salário mínimo fazem crescer a massa real de salários, o que auxilia o setor. As condições favoráveis para o crédito e a redução na taxa básica de juros também são pontos positivos para uma melhora no desempenho do varejo e da economia brasileira na segunda metade do ano.

Quanto à perspectiva de investimentos no varejo, houve aumento de 1,5% em relação a fevereiro, embora permaneça em patamar abaixo do registrado em março de 2011 (-3,5%). A expectativa de contratação de funcionários aumentou 4,9% sobre fevereiro. Entretanto, a percepção sobre o nível de investimentos teve recuo de 0,2% no período, enquanto a situação atual dos estoques mostrou queda de 0,8%.