Confiança do consumidor dos EUA sobe em setembro

O índice de confiança do consumidor dos Estados Unidos subiu em setembro, ao mesmo tempo que a avaliação sobre as perspectivas para a economia em um prazo de seis meses melhorou. Segundo o Conference Board, grupo privado de pesquisa, o índice de confiança dos consumidores americanos avançou para 59,8 em setembro, de 58,5 em agosto. Economistas esperavam que o índice ficasse em 55.

Mas a diretora da pesquisa, Lynn Franco, advertiu que “a alta de setembro reflete somente melhora no sentimento de curto prazo”. A pesquisa engloba dados coletados até a terça-feira da semana passada (23), “antes dos eventos recentes tumultuados no setor financeiro e, até que a poeira tenha baixado, não saberemos o impacto que tiveram sobre as expectativas dos consumidores”.

O índice de situação presente, avaliação dos consumidores sobre as condições econômicas correntes, permaneceu enfraquecido, caindo para 58,8 em setembro, de 65 em agosto. Já a expectativa dos consumidores para a situação da atividade econômica nos próximos seis meses saltou para 60,5 em setembro, de 54,1 em agosto. As informações são da Dow Jones.