Confiança do consumidor cai pelo 5º mês seguido, revela ACSP

O Índice Nacional de Confiança (INC), calculado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou a quinta queda consecutiva, passando de 128 pontos em julho para 126 pontos em agosto. O indicador, que mede a confiança dos brasileiros em relação à economia brasileira, ficou inferior ao registrado há um ano, quando estava em 129 pontos.

O INC, que foi divulgado nesta sexta-feira (14), é resultado de 1 mil entrevistas realizadas em 70 cidades, que inclui nove regiões metropolitanas brasileiras.

Por regiões, os consumidores do Sudeste do País se mostraram mais otimistas em agosto, com 138 pontos. Em seguida, ficou a Região Nordeste, que registrou queda de três pontos ante o mês de julho deste ano, alcançando os 125 pontos. Os consumidores do Norte/Centro-Oeste também estiveram mais pessimistas no mês passado, registrando queda de nove pontos, para 119. A Região Sul do País, apesar de registrar crescimento, permanece como a única pessimista, passando de 79 pontos em julho para 97 pontos na última avaliação.

Voltar ao topo