Confiança do consumidor cai 3,3% em maio, apura a FGV

A confiança do consumidor caiu 3,3% em maio, após cair 0,8% em abril e subir 0,1% em março, sempre na comparação com o mês anterior, revelou nesta sexta-feira, 23, a Fundação Getulio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), na série com ajuste sazonal.

Com o resultado divulgado há pouco, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu o menor nível desde abril de 2009, quando estava em 99,7 pontos. Em maio, o indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos – sendo que quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor – fechou em 102,8 pontos. Além disso, o índice manteve-se abaixo da média histórica, de 116,4 pontos, pelo 16º mês consecutivo. Em relação a maio de 2013, a queda do indicador foi de 9,6% na série sem ajuste.

O ICC é dividido em dois indicadores – o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativa (IE). O ISA mostrou queda de 3,9%, ao passar de 111,6 para 107,2 pontos (o menor nível desde maio de 2009). No mês anterior, o ISA havia recuado 1,9%. Já o IE caiu 2,9%, de 103,6 para 100,6 pontos, no nível mais baixo desde março de 2009. Em abril, o indicador havia recuado 0,4%. “Os consumidores continuam pouco satisfeitos com a situação atual e pessimistas em relação aos rumos da economia nos próximos meses”, informou a FGV, em nota. O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 2 e 20 de maio.

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