Confiança do comércio caiu 5,8% no trimestre até janeiro

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 5,8% no trimestre finalizado em janeiro deste ano, contra igual período do ano passado. O recuo foi menos intenso do que o anterior, referente ao trimestre encerrado em dezembro (-6,8%), segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje, a instituição divulgou a Sondagem Conjuntural do Comércio, nova pesquisa elaborada em parceria com o Banco Central (BC).

Nos dois indicadores componentes do Icom, o Índice de Situação Atual (Isa-Com) caiu 8% no trimestre encerrado em janeiro, contra recuo de 9,7% apurado no trimestre finalizado em dezembro. Já o Índice de Expectativas (Ie-Com) caiu 4% no trimestre até janeiro contra queda de 4,6% no trimestre até dezembro.

No desempenho mensal, os sinais também são negativos. Na comparação com igual mês de ano anterior, o Icom caiu 4,8% em janeiro, frente à queda de 6,4% em dezembro do ano passado. O Isa-Com recuou 3,1% em janeiro, contra taxa negativa de 10,3% em dezembro; e o Ie-Com teve queda de 5,8% no mês passado, frente à queda de 2,8% em dezembro.

A pesquisa abrange 17 segmentos do comércio, e inclui varejo e atacado. Este último representa um terço do indicador. A sondagem deverá ser incorporada ao conjunto de indicadores analisados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nas decisões para decidir o patamar da taxa básica de juros (Selic).