Conferência Internacional discute software livre

A partir de hoje, Curitiba será a capital latino-americana do software livre. Será aberta a I Conferência Internacional Software Livre Brasil, que vai até sexta-feira e deve reunir duas mil pessoas. Palestrantes de vários países irão discutir experiências com software livre na iniciativa privada e na administração pública, projetos de inclusão digital e universidades. Será uma oportunidade para trocar informações técnicas e conhecer melhor a revolução que o software livre tem provocado em todo o mundo. Haverá palestras destinadas também ao público iniciante.

Entre os palestrantes internacionais estarão Jon ?Maddog? Hall, presidente da Linux International; Timothy Ney, diretor-executivo da Gnome Foundation, e Etiénne Delacroix, pesquisador do MIT e professor da Universidad de La Republica, no Uruguai. Entre os brasileiros estão Sergio Amadeu, presidente do ITI; Marco Mazoni, presidente da Celepar, entre outros. A programação completa pode ser conhecida acessando o endereço (www.softwarelivrebrasil.pr.gov.br)

A abertura do evento será às 9h30 com a presença de autoridades do Projeto Software Livre Paraná. O primeiro palestrante será Djalma Valois, do Comitê de Incentivo à Produção de Software Livre GNU e Alternativo (CIPSGA), que abordará o tema “Free como em Liberdade” às 10h.

A partir das 13h30 haverá sete palestras: “Software livre é coisa pra macho – as mulheres e o software livre”, com Sulamita Garcia (LinuxChix) e Joice Käfer (Gnurias); “A maturidade do software livre”, com Corinto Meffe (Ministério do Planejamento); “Kernel 2.6”, com Arnaldo de Carvalho Melo (Conectiva); “Tudo o que você queria saber sobre GNU/Linux e tinha medo de perguntar”, com Rubens Queiroz de Almeida (Unicamp); “Prevayler – você ainda usa banco de dados?”, com Klaus Wuestefeld (Objective); “Customizando e compilando o Windows para soluções de sistemas embarcados”, com Mário Biazzi (Microsoft); e “Casos de sucesso do ERP OpenSource CompiereBR”, com Jessé de Souza Oliveira Jr. e Islane Lucena (Visuelles).

Voltar ao topo