São Paulo
– A oferta de 30 vagas para trabalhar como agente de estação no Metrô de São Paulo já atraiu mais de 133 mil candidatos. Cada vaga está, em média, sendo disputada por 4.441 pretendentes. “A procura ultrapassou completamente nossa expectativa”, diz a chefe de Departamento de Desenvolvimento Humano do Metrô, Valéria Cabral. Ela esperava receber cerca de 60 mil candidatos.No último concurso, para o mesmo cargo, há dois anos, se inscreveram 19.600 interessados para 45 vagas. O agente de estação do Metrô trabalha em contato com o público e precisa ter segundo grau completo. Ele opera escadas rolantes, orienta passageiros na plataforma, vende passagens na bilheteria e recebe um salário de R$ 866,26 para uma jornada de 40 horas semanais. Além do salário, os contratados recebem assistência médica odontológica, previdência complementar, cesta básica e auxílio-alimentação.
São estes benefícios que chamaram a atenção do motorista Air Silva Maximo, 44 anos, desempregado há mais de um ano, que se inscreveu no concurso na semana passada. “Vale arriscar porque os benefícios são ótimos e o mercado de trabalho está abarrotado.”
As inscrições para o processo seletivo serão encerradas no domingo. Elas devem ser feitas pela internet (www.conesul.org) ou na estação Brás do Metrô. Na próxima semana a companhia abre mais 20 vagas de trainee para candidatos de nível superior.


