Concessões em logística elevarão investimento, diz Ipea

As concessões do governo na área de logística podem sustentar o bom resultado do investimento no País, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar do aumento na taxa básica de juros e do rebaixamento da nota do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P), as políticas públicas ainda podem melhorar as expectativas e impulsionar o crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) no ano.

“Claro que essas informações tendem a ter um impacto negativo sobre as expectativas. E as expectativas dos empresários não são tão favoráveis”, reconheceu Fernando Ribeiro, coordenador do Grupo de Estudos de Conjuntura (Gecon) do Ipea. “Mas ninguém deixa de reconhecer que as oportunidades de investimento no País existem e devem ser aproveitadas”, avaliou.

Segundo Ribeiro, o regime de concessões foi uma opção importante tomada pelo governo, que tende a ganhar peso ao longo de 2014. “Isso tende a alterar para melhor as expectativas dos empresários privados”, previu.

No entanto, o Ipea espera uma trajetória ainda volátil para o investimento este ano. “Primeiro, porque o investimento em infraestrutura tem um timing diferenciado; segundo, porque ainda tem muita coisa a ser concedida; terceiro, porque o impacto sobre as expectativas se dá lentamente”, enumerou o coordenador.

Voltar ao topo