Fenabrave

Concessionárias projetam queda em 2012

Apesar do impulso nas vendas em resposta a estímulos do governo, o setor de distribuição de veículos revisou a previsão do resultado para o ano e já admite uma leve retração nos negócios de 2012. Na segunda mudança de projeções feita neste ano, a Fenabrave (associação dos concessionárias) espera agora uma retração de 0,4% nas vendas de carros e comerciais leves. O primeiro número, de janeiro, indicava crescimento de 4,5%, dado revisado para 3,5% no meio do trimestre.

Desde então, o setor enfrentou aperto na concessão de créditos, como reflexo do alto nível de inadimplência nos financiamentos de veículos. A retração das vendas gerou acumulo de estoques em fábricas e concessionárias e despertou o temor de possíveis demissões na produção.

Para evitar as dispensas, representantes do setor e do governo acertaram medidas de estímulo para elevar o volume de vendas e reduzir os estoques. Em 21 de maio, o governo anunciou a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do IOF (Imposto sobre Operações de Crédito) para financiamentos de veículos. A desoneração surtiu efeito no resultado de junho, o primeiro para um período completo com o benefício.

Recorde

As vendas atingiram 340,7 mil unidades, com alta de 18,75% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o melhor junho na história do setor e o segundo melhor mês no geral, conforme publicado na Folha de S.Paulo de hoje.

O desempenho positivo ajudou a atenuar a prostração do mercado. O resultado acumulado em junho mostra queda de 0,3%, ante os 4% registrados de janeiro a maio. Apesar da queda, as vendas no semestre, de 1.632.483 de unidades, só ficaram atrás do mesmo período do ano passado.