HORTALIÇAS E FRUTAS

Compras nas feiras e sacolões crescem 10% na capital

A venda de hortaliças, frutas e outros produtos hortifrutigranjeiros na Rede Comercial de Abastecimento da Prefeitura foi 10% maior em 2010, comparado a 2009. No ano passado, a população comprou 34.269 toneladas de frutas, verduras e legumes das feiras da cidade, Mercado Municipal e Sacolões da Família.

“O resultado demonstra que o consumo de frutas e verduras, indicador de boa alimentação e de saúde, vem aumentado, e que a Prefeitura cumpre com a tarefa de facilitar à população o acesso a esses alimentos”, diz o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli.

As feiras da cidade foram responsáveis pela comercialização de mais da metade dos produtos em 2010. Cerca de 16.187 toneladas de hortifrutigranjeiros foram comprados nos circuitos de feiras livres, noturnas e orgânicas. Outras 14.640 toneladas foram vendidas dentro dos 12 Sacolões da Família. Mercado Municipal, feira do Litoral e Varejões completaram o volume.

Os Sacolões coordenados pela Prefeitura vendem frutas, verduras e legumes, a R$ 1,29 o quilo. Além do preço, a Secretaria do Abastecimento também controla a qualidade dos produtos. Cerca de 200 mil pessoas passam por mês nos Sacolões da Família. 

Nas 40 feiras livres de Curitiba, a média de comercialização de hortaliças e frutas foi de 1.089 toneladas por mês. Com os mesmos produtos, no Mercado Municipal, a comercialização ficou em 150 toneladas por mês.