Compra de brinquedos exige atenção

O presidente do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná), Leonaldo Paranhos, advertiu ontem que o consumidor precisa ter cuidado com brinquedos que possam trazer problemas às crianças. O problema é que, neste período, cresce muito a oferta de brinquedos de procedência duvidosa e em desacordo com a legislação brasileira e com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Paranhos orienta o consumidor a adquirir brinquedos somente em lojas devidamente regulamentadas e estabelecidas, evitando comprar artigos de vendedores de rua ou sem comprovação de procedência. Por recomendação do Inmetro, o Ipem realizou a “Operação Dia das Crianças” para retirar do mercado brinquedos que não estejam de acordo com as especificações da legislação federal.

Depois da fiscalização de 49.385 brinquedos em 50 estabelecimentos comerciais em todo o Paraná, foram apreendidos 1.793 por estarem irregulares, com 25 autos de infração lavrados. Além disso, foram emitidas 25 notificações de correção, o que é feito quando há a possibilidade de comercializar o produto com pequenas adaptações.

Voltar ao topo