Comodidade faz aumentar as compras via Internet

Com a chegada do Natal a movimentação no comércio aumenta e a dificuldade para se locomover nas lojas e estacionar o carro é grande. Para enfrentar o caos que normalmente acontece no mês de dezembro, muitos consumidores precisam ter paciência ou optar por outras formas de compras, como por exemplo a online.

Hoje é possível através de um computador conectado a internet adquirir qualquer produto, basta escolher, selecionar e preencher um cadastro com informações pessoais e formas de pagamento para receber em sua casa o produto desejado. Segundo Marcos Freder, diretor comercial da redemarket.com, empresa de vendas online, entre as principais vantagens de realizar uma compra através do computador está a comodidade, pois o além do consumidor poder comparar preços de determinado produto em diversas lojas sem sair de casa, ele tem várias opções de pagamento, inclusive parcelado e com descontos como acontece na “vida real”.

Apesar de ser um mercado que já existe a alguns anos, ainda há pessoas resistentes a este processo. A principal preocupação é a clonagem do cartão de crédito que geralmente é usado para pagar as compras online. “Hoje em dia o risco de clonagem é mínimo porque as lojas trabalham com a segurança redobrada, mas o consumidor tem ainda a opção de não dar o número do cartão de crédito direto para a loja virtual. Ele pode se cadastrar na rede online de cartões, através do visa (www.visa.com.br ) ou da redecard (www.redecard.com.br) e efetuar a compra nas condições de pagamento online. Desta forma qualquer problema que aconteça no débito do cartão é de responsabilidade da operadora que fornece o número para as lojas”, afirma Freder.

Outras formas de pagamento, além do cartão de crédito são depósitos bancários, boletos ou no ato da entrega do produto, mas é preciso ficar atento quanto a taxa do frete cobrada para enviar o material solicitado no local desejado pelo consumidor, pois dependendo da região pode deixar as comprar num valor bem alto. Alguns sites ajudam o consumidor a cotar os preços e comparar fretes, entre eles estão o www.jacotei.com.br e www.buscapé.com.br.

Dicas de segurança

Para fazer uma compra online segura, primeiramente é preciso procurar um site de boa reputação, de companhias e marcas que você já conheça ou que tenha alguma indicação. Hoje existem sites de consultoria da internet, que oferecem informações quanto a credibilidade, segurança e a avaliação de determinados sites de vendas online no Brasil e no Mundo, um deles é o www.ebit.com.br, associado ao Ibope.

Outra medida é analisar cuidadosamente o extrato bancário, certificando-se de que todas as cobranças são precisas em relação a data e valor debitado. Guarde sempre os números de confirmação ou cópias de informações sobre a compra online e tenha cuidado com promoções que possam resultar em compras ou assinaturas indesejadas. Segundo o coordenador do Procon-PR, Nain Akel, caso o consumidor tenha se arrependido ou desistido do produto que adquiriu através da internet, ele tem sete dias para reclamar e obter o dinheiro de volta. ” Poucos sabem, mas este direito é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor?, afirma Akel.

Voltar ao topo