Foto: Aliocha Maurício 

Consumidor foi às compras e fez a alegria do comerciante.

continua após a publicidade

O ano começou bem para o comércio varejista do Paraná, com o aumento de 10,8% no volume de vendas em janeiro deste ano na comparação com igual mês do ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, foi o melhor janeiro desde 2001, tanto no Paraná quanto na média brasileira, onde o crescimento ficou em 8,5%. Na comparação com dezembro de 2006, as vendas do comércio paranaense cresceram 2,6%, acima da média do País (1,8%).  

Para o assessor econômico da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Vamberto Santana, o bom desempenho do setor se deve a variáveis importantes como a estabilização de preços, os juros em queda, expectativa da continuidade do aquecimento na economia mundial. ?Há um clima de otimismo na economia como um todo, com a promessa de ampliação de investimentos pelo governo?, apontou o economista.

O desempenho positivo do comércio paranaense já havia sido apontado pela pesquisa da Fecomércio-PR, divulgada esta semana. Conforme o levantamento, as vendas cresceram, em média, 6,31% em janeiro no Estado. Entre as regiões pesquisadas pela entidade, a de Maringá foi a que apresentou o melhor desempenho (10,39%), seguida pela Região Metropolitana de Curitiba (6,53%), Londrina (4,96%) e, por último, a região oeste (2,98%).

?Em janeiro, houve liquidações e promoções pelo varejo. Além disso, a melhora dos preços agrícolas, como soja e milho, e a expectativa do aumento de safra para este ano fizeram com que os empresários do setor antecipassem os gastos?, apontou Santana.

Setores

continua após a publicidade

Entre os setores que apresentaram maior crescimento de vendas no Paraná, destaque para o de ?hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo?, com alta de 15,4% – bem acima da média nacional, que ficou em 4,9%. ?O crescimento da renda permitiu que o consumidor realizasse um maior volume de compras. Além disso, houve uma queda nos preços dos produtos importados e oferta adicional de crédito, com taxa de juros menor?, explicou o assessor econômico da Fecomércio-PR.

Outros setores que registraram aumento nas vendas do comércio paranaense foram ?móveis e eletrodomésticos? (alta de 18,6%), ?equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação? (57,5%), ?outros artigos de uso pessoal? (23,9%), ?livros, jornais, revistas e papelaria? (4,5%), ?artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos? (0,8%) e ?tecidos, vestuário e calçados? (1,3%). O único setor com queda no Estado foi o de ?combustíveis e lubrificantes? (-8,6%). ?A venda de combustíveis nas cidades diminuiu, mas talvez nas estradas tenha aumentado. Janeiro é um mês de férias escolares, quando as pessoas viajam. Essa redução não chega a preocupar, ela é sazonal?, apontou Santana.

País

continua após a publicidade

Em nível nacional, a expansão de 8,5% nas vendas do comércio varejista em janeiro foi puxada especialmente pelos segmentos ?móveis e eletrodomésticos? (aumento de 24,1% nas vendas) e ?hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo? (crescimento de 4,9%). Outros setores com crescimento foram ?tecidos, vestuário e calçados? (6,5%), ?artigos farmacêuticos, médicos? (4,9%), ?livros, jornais, revistas e papelaria? (6,7%), ?equipamentos e materiais para escritório? (13,1%), ?outros artigos de uso pessoal? (16,4%), além de ?combustíveis e lubrificantes?, que apresentou em janeiro o primeiro resultado positivo (2,5%) na comparação com igual mês do ano anterior, após 24 meses de queda.