Comércio global cairá pela 1ª vez em 27 anos, diz Bird

A crise financeira atual provocará a primeira queda no comércio internacional em 27 anos, afirmou neste sábado o presidente do Banco Mundial (Bird), Roberto Zoellick. Segundo ele, os problemas no mercado de crédito já causaram uma “impressionante” retração no comércio global que deve atravessar 2009.

Durante o encontro do G-20, em São Paulo, Zoellick observou que a crise de crédito global provocou uma grande lacuna nos financiamentos para o comércio. “O Banco Mundial vai expandir sua linha de financiamento em US$ 1,5 bilhão para ajudar a diminuir essa lacuna”, afirmou.

Zoellick considera que os países desenvolvidos terão uma participação determinante para a resolução da crise financeira atual.

O presidente do Banco Mundial disse ainda que reformas no sistema financeiro global, incluindo melhora na regulação, serão implementadas nos próximos dois anos. No entanto, ressaltou que o preço a ser pago por uma melhor regulação financeira será a perda de empregos. “O processo de ajuste significará redução de empregos em muitos países”, disse. As informações são da Dow Jones.