Comércio do Paraná registra aumento de 12,8% em fevereiro

O comércio varejista do Paraná cresceu 12,8% em fevereiro de 2010 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, melhor resultado dentre os estados que têm maior participação no volume de vendas. A taxa ficou um pouco acima da média nacional (12,3%). Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (14).

Os setores que tiveram desempenho positivo na comparação com o mesmo mês do ano anterior foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (20,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (36,0%), e móveis e eletrodomésticos (25,8%). Combustíveis e lubrificantes tiveram queda de -2,2%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o único setor com resultado negativo foi combustíveis e lubrificantes (-2,4%). Os demais setores tiveram desempenho positivo dos últimos 12 meses, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (49,0%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (23,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (13,8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,5%). O setor de hipermercados e supermercados acumulou alta de 6,1%.

De acordo com Fernando de Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o resultado de fevereiro confirma a aceleração do nível de atividade do comércio verificada desde o último trimestre de 2009. Ele também observa que o crescimento está relacionado com o aumento da renda e a expansão do crédito ao consumidor, combinados coma uma redução, ainda que pequena, das taxas de juro ao consumidor praticadas pelo mercado.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna