Comércio à espera dos enamorados

Os shopping centers de Curitiba estão apostando suas fichas na data mais romântica do ano. A pouco mais de uma semana da comemoração, a maioria deles já lançou campanhas promocionais, na tentativa de atrair maior número de clientes. Outros estão finalizando os últimos detalhes e vão lançar promoções a partir desta semana.

É o caso do PolloShop, que está preparando uma série de atrações para quem for ao shopping a partir deste final de semana. ?Vamos montar um bar para os namorados, servindo coquetel e suco; vai haver cadeiras de massagem, aula de dança do ventre, fotos reveladas na hora para os namorados?, enumerou Anísio Romanini, presidente do Grupo PolloShop. Segundo ele, a idéia não é atrair as pessoas com estas novidades, mas propiciar um ambiente agradável e aumentar o relacionamento com os clientes. ?As pessoas, quando estão bem, compram mais?, explicou. Entre as atrações, o serviço de um personal styler deve ajudar os namorados indecisos na hora da compra. ?Basta dizer como é o perfil do namorado que o personal vai dizer o que é mais adequado.? Todas as atrações são gratuitas e estarão sendo realizadas na unidade do Alto da XV; no Champagnat, haverá apenas algumas delas.

Para Romanini, a queda na temperatura nos últimos dias deve contribuir para a venda de itens do vestuário, como roupas, calçados e adereços como bijuterias. O preço médio dos presentes, acredita, deve ficar em torno de R$ 50,00. No PolloShop, a expectativa é que as vendas cresçam 15% sobre igual data do ano passado.

Já o Shopping Curitiba está apostando na promoção ?Comprou, ganhou alfajores de Dia dos Namorados.? Desde a última sexta-feira, cada R$ 150,00 em notas fiscais de compras realizadas nas lojas do shopping podem ser trocadas por um kit com dois alfajores argentinos, da renomada Havanna. A ação conta com a parceria da Mastercard, que dará um kit adicional para quem pagar suas compras com cartões das bandeiras MasterCard, MasterCard Maestro ou RedeShop. A previsão é que o shopping receba um público 12% superior ao mesmo período do ano passado, aumentando as vendas em 18%.

Sorteio

Alguns shoppings continuam apostando no sorteio de prêmios para atrair maior público. É o caso do Shopping Crystal Plaza, que segue com concurso cultural, iniciado no Dia das Mães. A melhor resposta para a pergunta ?Por que o seu amor merece um presente especial?? vai ganhar um automóvel Toyota Fielder, no valor de R$ 67 mil.

Para a gerente de Marketing do Shopping Crystal Plaza, Lylian Vargas, o perfil dos consumidores no Dia dos Namorados é bem diferente do público do Dia das Mães. ?O valor das compras é um pouco menor que o do Dia das Mães. Os presentes mais procurados costumam ser bijuterias, bolsas, calçados e livros. As jóias também têm grande procura, principalmente entre os consumidores que já são casados, mas que não deixam de celebrar a data?, diz.

A expectativa do shopping é que as vendas sejam impulsionadas pelo concurso e atinjam um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A média de público também deve se intensificar nas semanas próximas ao Dia dos Namorados. ?Na véspera da data, esperamos receber cerca de 18 mil pessoas?, comentou.

No Shopping Mueller, alguns lojistas prepararam sugestões de presentes para ajudar os mais indecisos. Em um mix de mais de 200 lojas, há itens tradicionais como sapatos, bolsas e perfumes, além de lingeries, jóias e outros.

A gerente de marketing do shopping, Laura Ranaldi, espera um crescimento nas vendas de 11% e, em volume de público, de 12%, em relação a 2006.

Operadoras de celular disputam o consumidor

Entre as operadoras de celular, a disputa se intensifica ainda mais nas datas comemorativas. A Claro, operadora do grupo América Móvil, lançou promoções especiais de Dia dos Namorados para clientes e novos clientes dos planos pós e pré-pago. A iniciativa inclui tarifa a R$ 0,06 o minuto, muitos torpedos grátis e alguns modelos de aparelhos celulares, inclusive com MP3, de graça para quem contratar determinados planos.

?Com a promoção especial da Claro para o Dia dos Namorados, os casais podem se presentear sem gastar muito, com a opção do celular de graça, e falar por apenas R$ 0,06 o minuto?, afirma Roberto Guenzburger, Diretor de marketing da Claro.

A TIM segue com a promoção de R$ 0,07 o minuto local para falar com qualquer aparelho TIM até o final do ano. Além disso, a operadora está com preços especiais nos aparelhos, dependendo do plano escolhido. É o caso do Nokia 6060, por R$ 49,00 à vista no plano pós-pago light 40.

Já a Vivo mantém sua oferta de aparelhos a partir de R$ 10,00 em planos pós-pagos e de bônus progressivos para ligações gratuitas entre números da mesma operadora. Novos clientes pós-pagos da Vivo ganham bônus de até 2.500 minutos mensais, enquanto os novos usuários pré-pagos recebem valores de até R$ 1 mil em créditos. Quanto maior o plano ou recarga, maior o benefício conquistado.

Voltar ao topo