Comerciantes do Paraná otimistas com as vendas

São otimistas as expectativas de vendas dos comerciantes do Paraná para o segundo semestre de 2002. É o que revela a Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR) em maio e junho. Das 134 empresas pesquisadas, que empregam 6,2 mil funcionários, 71,74% responderam que terão vendas superiores às registradas no segundo semestre de 2001. No primeiro semestre, 82,40% dos entrevistados tinha perspectiva favorável.

Entre os que esperam melhores resultados na segunda metade do ano, a maioria (66,77%) projeta crescimento de 5 a 10% nas vendas em relação ao segundo semestre de 2001; 25% assinalaram vendas entre 0 e 5% maiores; e 8% estimam incremento acima de 10%. Já entre os empresários com expectativas desfavoráveis (17,39%), 54% calculam queda de até 5% nas vendas comparadas ao segundo semestre do ano passado e 46% acreditam em recuo de 5 a 10%.

Em relação aos estoques no primeiro semestre, o levantamento aponta que 51,14% dos entrevistados estavam com volumes até 10% superiores ao mesmo período do ano passado. Porém cerca de 25% dos empresários constataram estoques até 10% inferiores. Para 38,34% dos comerciantes entrevistados, a situação financeira no primeiro semestre de 2002 foi melhor que nos seis primeiros meses de 2001. 31,58% disseram que a situação ficou igual, enquanto para 25,66%, foi inferior.

Estratégias

A principal estratégia adotada pelos empresários em relação aos fornecedores é o estabelecimento de parcerias, apontada por 64,93% dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, as estratégias de compras mais utilizadas pelo comércio paranaense são: direto do fabricante, melhor preço ou forma de pagamento, qualidade do produto e parceria com fornecedores. Para vender os produtos, a estratégia mais empregada é o atendimento a necessidades do cliente, seguida de propaganda e atendimento pós-venda. Na hora de veicular propaganda, rádio e mala direta são os meios de comunicação mais usuais, seguidos de TV e jornais.

A pesquisa da Fecomércio/PR perguntou ainda que áreas seriam beneficiadas em caso de novos investimentos. Quase a metade dos empresários respondeu “a melhoria de instalações”, mas também foram citados: modernização visual, recursos humanos, atendimento ao consumidor e propaganda e marketing. O levantamento mostra que os funcionários operacionais são os que recebem maior carga horária de treinamento por ano: 28,07 horas. A média de treinamento gerencial é de 23,10 horas/ano e para pessoal administrativo, 20,59 horas. As formas de treinamento mais utilizadas são: cursos internos, Senac, Sesc e Sebrae.

Mercado

A maior parte (59,70%) dos comerciantes assinalou a carga tributária elevada como a principal dificuldade para enfrentar a concorrência. Das empresas que responderam o questionário da Fecomércio/PR, apenas 2,45% possuem certificado de qualidade ISO 9000; 4,41% estão em fase de implantação; mas 52,47% das empresas não têm nenhum tipo de certificação. A classe média (B e C) representa 48% dos clientes atendidos pelo comércio do Paraná. As classes baixa (D e E) e alta (A) estão praticamente empatadas, com participação de 16% e 15%, respectivamente.

Entre as soluções de gestão adotadas pelo comércio paranaense, a principal é o ERP (Planejamento das Necessidades da Empresa). A pesquisa revela também que o comércio eletrônico ainda é pouco representativo no Estado, sendo utilizado por 32,09% dos entrevistados.

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