Começa revisão de acordo com FMI

Brasília  – A quinta revisão do acordo brasileiro com o Fundo Monetário Internacional (FMI) começará, oficialmente, hoje. A primeira reunião de trabalho acontecerá no Ministério da Fazenda, onde o ministro Antônio Palocci receberá o economista argentino Jorge Marquez-Ruarte, chefe da missão, a partir das 10h. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, receberá os técnicos do Fundo amanhã à tarde. A equipe de Marquez-Ruarte deve ficar no Brasil cerca de dez dias. Como de praxe, o FMI e a Fazenda não divulgarão a agenda de encontros. Entretanto, os trabalhos de revisão do acordo normalmente se concentram em reuniões no ministério da Fazenda e no BC.

O principal negociador do lado brasileiro é o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy. A aprovação da quinta revisão dará direito ao País de sacar cerca de US$ 8 bilhões do Fundo. Esse será o último saque referente ao acordo de setembro de 2002. Junto com essa última revisão, o governo brasileiro e o Fundo darão início, a partir de amanhã, às discussões sobre a possibilidade de abertura de um novo entendimento. Caso o Brasil demonstre interesse na montagem de um novo pacote de ajuda, uma equipe da Fazenda deverá seguir para Washington, logo após a conclusão da última revisão do acordo vigente. Um novo acordo só será fechado nessa negociação nos Estados Unidos.

As reuniões entre as equipes não começaram ontem devido à antecipação da comemoração do dia do funcionário público. O feriado antecipado acabou esvaziando a Esplanada do Ministérios. O ministro Antônio Palocci, por exemplo, não teve expediente ontem no Ministério.

Voltar ao topo