Desabastecimento

Começa a faltar óleo diesel em diversos postos da Grande Curitiba

Alguns postos de combustíveis de Curitiba e região metropolitana estão sem óleo diesel para vender nesta quinta-feira. Segundo o diretor de rodovia do Sindicombustíveis-PR, Gean Carlo Pasa, as distribuidoras não teriam mais o diesel S500 (com 500 ppm de enxofre) para abastecer os postos.

O óleo diesel S1800 (antigo óleo diesel interior) vem sendo substituído gradativamente pelo óleo diesel S500 (antigo óleo diesel metropolitano) em todo o País e deverá ser completamente eliminado do segmento rodoviário até o final de 2013.

Porém, desde 2010, diversos municípios do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão e todos os municípios do Espírito Santo e do Piauí deixaram de comercializar o óleo diesel S1800. O diretor do Sindicombustíveis-PR relata que, desde que algumas cidades de Santa Catarina passaram a comercializar o S500, as distribuidoras começaram a ficar sem produto. “Recebi as informações que as distribuidoras inclusive já pediram à ANP (Agência Nacional do Petróleo) para que seja liberada a comercialização do S1800, mas até agora não houve resposta”, diz.

A ANP foi informada pela Petrobras que o bombeamento de S500 para Curitiba já foi retomado. Segundo a ANP, a expectativa é de que o abastecimento de diesel S500 na capital do Paraná seja normalizado até sábado.