Combustíveis vão subir ainda antes do Carnaval

O consumidor nem bem se adaptou às oscilações diárias nos preços dos combustíveis e a Petrobrás sinaliza que vem aí novo aumento para as refinarias, conseqüentemente para as distribuidoras e para o consumidor. O diretor financeiro e de Relações com os Investidores da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, disse ontem, numa teleconferência com analistas e investidores brasileiros e estrangeiros, que a empresa vai promover mudanças nos preços dos combustíveis “o mais cedo possível”, sinalizando possível aumento.

A expectativa do mercado é de um aumento de 5% para a gasolina na refinaria e de 4% para o consumidor, e de 18% para o diesel na refinaria e 15% para o consumidor. Essas projeções consideram o fechamento dos produtos no mercado internacional de anteontem.

“O GLP de 13 quilos tem uma defasagem de 35%. Mas como o produto compromete bastante o salário do consumidor de baixa renda, dificilmente haverá reajuste para esse produto”, diz o analista Marco Kelson, da gestora de recursos ARX Capital, que participou da teleconferência com Azevedo.

Ele explica que o anúncio de um reajuste pela Petrobras serviria para ajustar os preços da estatal com os adotados pelo mercado internacional.

Além disso, seria uma sinalização positiva para o mercado, pois minimizaria o risco político da estatal, ou seja, o temor de uma intervenção direta do governo na gestão da companhia.

“A nova diretoria da Petrobras começou bem, com um discurso em destaca a importância de uma gestão profissional e a defesa dos acionistas minoritários”, diz Kelson.

Locadoras

O empresário Alberto de Camargo Vidigal, presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis, já alertava, no início da semana, que o carnaval seria com gasolina mais cara. Segundo ele, “a gasolina deve ficar até 15% mais cara na última sexta-feira do mês (dia 28)”. O reajuste seria aplicado pela Petrobrás na véspera do feriado de Carnaval, como foram os anteriores, às vésperas do Natal e do Ano Novo.

Vidigal demonstrava preocupação com o provável aumento, lembrando que “para nós, que trabalhamos com locação de veículos, a gasolina acaba inibindo a procura por carros alugados, já que o custo do combustível é de responsabilidade dos nossos clientes”.

Voltar ao topo