Mercado financeiro

Com dados do PIB chinês, Bovespa consegue significativa alta

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) conseguiu encerra o último pregão da semana com uma alta significativa de 1,70%, com 54.330 negócios realizados. A casa conseguiu esse importante empuxo após a China divulgar seu PIB, nesta sexta-feira (13), acalmando os mercados internacionais.

Outro fator que contribuiu para a valorização do mais importante índice da bolsa, o Ibovespa, foi a valorização de 5% da Petrobras, após confirmação da alta do diesel. Ainda assim, não há muito que comemorar: na semana, a desvalorização chega a 1,9%. Já no mês e no ano, a queda é de 0,04% e 4,2%, respectivamente.

Câmbio

A moeda norte-americana também respondeu aos bons ventos que sopraram no mundo todo, garantindo para esta sexta-feira uma queda de 0,12%. Com isso, o dólar fechou o dia cotado a R$ 2,037. Entretanto, assim como no caso das bolsas de valores, ainda é preciso um pouco de cautela.

Traçando um retrato do dólar no Brasil, contabiliza-se valorização de 0,53% na semana. Np que diz respeito ao mês e ao ano, os dados são ainda mais preocupantes, pois a alta chega a 1,36% em julho e 9,03% em 2012.

Voltar ao topo