Com crise, governo já prevê crescimento menor do Brasil

A turbulência da economia americana já provocou uma mudança de humor na equipe econômica do governo. As previsões para o crescimento da economia brasileira este ano tornaram-se mais conservadoras. Agora, aumentou o número daqueles que apostam numa expansão menor do que 5% e consideram a previsão de 4,5%, feita pelo Banco Central, mais próxima do atual cenário internacional. As projeções mais otimistas, que apontavam para crescimento superior a 5%, foram arquivadas.

Embora adote uma atitude mais cautelosa, o governo adverte que é impossível saber, neste momento, a extensão dos estragos da crise. Os técnicos são unânimes em considerar que a reação da economia brasileira é melhor do que no passado. O impacto da retração da economia americana será menor dessa vez, argumentam, porque o motor do crescimento do País é o mercado interno, sustentado pelo aumento da renda e do emprego. Em outros tempos, o Brasil dependia mais das exportações e do mercado externo.

Outro fator é o atual nível das reservas internacionais, que, na sexta-feira, atingiu US$ 184,9 bilhões. Esse montante representa 94% da dívida externa total em novembro do ano passado, que era de US$ 196,2 bilhões. Neste momento, segundo os técnicos, o País não depende de recursos externos para financiar o seu balanço de pagamentos. Eles concluem que o Brasil está em condições de ?esperar? o desenrolar da crise para adotar as medidas necessárias.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Voltar ao topo