Mário e Álvaro: antecipando as metas.

Quem for comprar um aparelho celular da TIM poderá escolher entre a tecnologia TDMA ou GSM, independente da cidade onde more no Sul do País. A operadora conseguiu igualar a cobertura das duas tecnologias menos de um ano após o lançamento comercial da tecnologia GSM no Paraná, Santa Catarina e Pelotas (RS).

O anúncio foi feito ontem, pelo presidente da TIM Brasil, Mario Cesar Pereira de Araújo, e pelo presidente da TIM Sul, Alvaro Moraes, durante entrevista coletiva realizada em Curitiba.

?A notícia é um desmentido do que eu disse há um ano. Em agosto do ano passado, anunciamos a cobertura do GSM em Curitiba e Florianópolis e tínhamos um plano ambicioso de estender a tecnologia GSM onde havia o TDMA até dezembro deste ano. Em junho já conseguimos atingir este objetivo, com a antecipação de meio ano?, afirmou o presidente da TIM Sul, Alvaro Moraes. Segundo ele, a tecnologia GSM já representa 80% das vendas de aparelhos TIM no Paraná e Santa Catarina. Além disso, a estimativa é que 15% a 20% dos clientes migrem da tecnologia TDMA para o GSM por ano.

No Paraná e Santa Catarina, a TIM é líder com participação de 52% no mercado de celulares e está presente em 256 municípios. São quase 2,4 milhões de clientes, cerca de 1,3 milhão apenas no Paraná. Em todo o País, a TIM conta com cerca de 10,3 milhões de clientes. No primeiro trimestre deste ano, a operadora ocupava a primeira posição na categoria ?maior receita média por linha; – R$ 40,00, contra a média do mercado de R$ 33,00 -, e ?minutos de utilização por linha?. Em receita total, ocupa a segunda posição no setor, com R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre deste ano. Em número de clientes, é a terceira maior do País.

Investimentos

O presidente da TIM Brasil, Mario Cesar P. Araújo, repetiu ontem as cifras que devem ser investidas no País até 2006. Os números já haviam sido divulgados em evento realizado há cerca de 20 dias, no Rio de Janeiro. Serão US$ 2,5 bilhões a serem investidos até 2006, especialmente na expansão da rede – deste montante, cerca de US$ 1 bilhão deverá ser investido ainda este ano. Desde que a operadora se instalou no Brasil, em 97, já investiu cerca de US$ 6 bilhões. ?O Brasil tem grande potencial de crescimento, ao contrário da Itália, por exemplo, onde a cobertura de celulares é de quase 100%, está saturada?, afirmou Araújo. O Brasil conta, atualmente, com cerca de 53 milhões de clientes de telefonia móvel e este número, prevê, pode chegar a 65 milhões até o final de 2006.

Araújo anunciou ainda duas novidades da TIM que deverão ser lançada em breve: o Mobile TV e o Blackberry. ?Já temos o software do Mobile TV. Agora só falta celebrar os contratos?, afirmou. Segundo Araujo, os contratos com a MTV, TV Câmara e TV Senado devem ser fechados em 15 dias. Também já estariam em negociação acordos com o SBT e a Globo. Sobre o Blackberry – tecnologia que permite clientes TIM de outros países mandar e-mail do Brasil -, Araújo informou que deve estar à venda no final de agosto ou início de setembro.

Rede Edge

A partir de hoje, todos os municípios do Paraná e Santa Catarina cobertos pela TIM contarão com a rede Edge – tecnologia desenvolvida para turbinar a velocidade de transmissão de dados por celular, criando uma verdadeira banda larga para os aparelhos GSM. No lançamento do serviço, a TIM está oferecendo o Nokia 6820, já à venda em lojas e quiosques próprios da operadora. O aparelho está sendo comercializado a R$ 1.599,00 no plano pós-pago e a R$ 1.799,00 no pré-pago.

Outros modelos deverão estar no mercado em breve. Entre as vantagens da rede Edge estão o acesso mais rápido a e-mails, download e upload de arquivos em banda larga, navegação ágil pela internet, entre outros.

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