CNI/Ibope: 53% acreditam em aumento do desemprego

O emprego é o tema que mais preocupa a população, indica a pesquisa CNI/Ibope de junho, divulgada hoje. Segundo o levantamento, para 53% da população, o desemprego “aumentará” ou “aumentará muito”, enquanto 21% disseram acreditar no aumento da oferta de trabalho nos próximos seis meses. Contudo, a pesquisa também demonstrou otimismo da população. Grande parte dos entrevistados, 77%, considera que o ano de 2009 está sendo “muito bom” ou “bom”. Na pesquisa anterior, realizada em março, o porcentual de pessoas que tinham a mesma opinião era de 74%. De lá para cá, diminuiu de 25% para 22% o porcentual de entrevistados que acham que o ano está sendo “ruim ou muito ruim”.

A expectativa para todo o ano de 2009 também é positiva: 84% afirmaram que este ano será “muito bom” ou “bom”. A pesquisa mostrou queda no número de entrevistados que acreditam na elevação de preços. Segundo os dados, 51% das pessoas ouvidas afirmaram que a inflação vai aumentar, contra 32% que disseram que ela se manterá no mesmo patamar. Para 11%, haverá redução de preços. Em março, 63% haviam dito que os preços iriam aumentar nos próximos seis meses.

Houve diminuição de 37%, em março, para 35% no número de entrevistados que disseram acreditar que sua renda iria aumentar até o fim do ano. Na pesquisa mais recente, 46% afirmaram que seus ganhos continuariam os mesmos e 13% disseram acreditar que vão ganhar menos que recebem hoje.

Voltar ao topo