Indústria mais forte

CNI vê sinais de recuperação atividade industrial

Há sinais de recuperação da atividade industrial nos últimos meses. É o que afirma o economista chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, ao comentar nesta quarta-feira os dados divulgados pela entidade referentes a março.

As vendas reais, que medem o faturamento na indústria, cresceram 0,9% em março ante fevereiro e 3,6% na comparação com março de 2011. As horas trabalhadas na produção também aumentaram 0,4% em relação a fevereiro e 0,7% ante março do ano passado.

O emprego industrial aumentou 0,3% em março deste ano na comparação com fevereiro e 0,4% ante março de 2011. A massa salarial real subiu 9,8% em março ante março de 2011. A CNI não divulga este indicador dessazonalizado em relação ao mês anterior.

“Março indica que, apesar do início do ano mostrar dificuldades que caracterizaram a indústria em 2011, a expectativa é que haverá uma retomada gradual da atividade ao longo do ano”, afirmou Castelo Branco.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) na indústria ficou em 81,5% em março deste ano. Este foi o único indicador que recuou no período. Em fevereiro, o Nuci era de 82% e, em março do ano passado, de 82,7%. O Nuci de março ficou abaixo da mediana calculada pelo AE Projeções, de 81,85%. Conforme o levantamento, os analisas esperavam um Nuci entre 81% a 82%.

Castelo Branco disse ainda que, apesar do crescimento da demanda no Brasil, a indústria tem perdido vendas para os produtos importados. “O nosso problema é que esta demanda não está chegando ao setor industrial, que tem problemas de competitividade com a concorrência dos importados”, disse.

As vendas reais da indústria acumularam alta de 1,5% no primeiro trimestre de 2012 em relação aos três primeiros meses de 2011. O emprego no setor também se manteve positivo, com alta de 0,4%. Por outro lado, as horas trabalhadas – indicador mais ligado à produção física – caíram 0,4% no primeiro trimestre deste ano. A massa salarial real na indústria, por sua vez, subiu 7,3% no período.