CNI: resultado do PIB reforça preocupação para indústria

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deste ano, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “reforça o quadro atual de preocupação para o setor industrial”. Segundo nota divulgada hoje pela entidade, os dados “indicam que parte relevante do crescimento da demanda interna é cada vez mais direcionada às importações, dada a contínua perda de competitividade da indústria brasileira e persistência do câmbio valorizado”.

O PIB industrial, de acordo com os dados divulgados hoje, cresceu 0,2% no segundo trimestre do ano na comparação com o trimestre anterior. Para a CNI, “esses resultados, associados ao cenário de piora das perspectivas sobre a economia global, indicam que o PIB industrial crescerá ainda menos do que o esperado em 2011”.

A entidade afirma que, diante desse desempenho, irá rever em breve suas projeções para o crescimento neste ano. Atualmente, a CNI projeta um crescimento de 3,2% para o PIB da indústria e de 3,8% para o PIB total.

Voltar ao topo