CNI: produção industrial recua em abril ante março

A produção industrial brasileira recuou em abril em relação a março, segundo a Sondagem Industrial divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala em que valores acima de 50 pontos indicam crescimento e, abaixo disso, retração, o indicador de produção do mês passado atingiu 47,6 pontos. Em março, o índice havia ficado em 53,3 pontos. “A atividade industrial dá novos sinais de desaquecimento”, afirma a CNI. Em abril do ano passado, o nível de atividade havia marcado 51 pontos.

De acordo com o estudo, os empresários avaliam que a atividade industrial de abril está abaixo do usual para o período. A CNI destaca que este é o quinto mês seguido em que isso ocorre. Em março, o índice havia sido de 53,4 pontos, ante 62,9 pontos de março de 2010.

Capacidade instalada

A utilização da capacidade instalada (UCI) caiu de 47,4 pontos em março para 46,2 pontos em abril, afastando-se ainda mais da linha divisória dos 50 pontos. O porcentual médio do índice chegou a 73% em abril, ante 74% em março. A Sondagem Industrial da CNI foi realizada entre 29 de abril e 17 de maio com 1.442 empresas – 813 pequenas, 416 médias e 213 de grande porte.

O estudo mostra, no entanto, que os empresários continuaram otimistas em relação as perspectivas para os próximos seis meses. As expectativas dos industriais sobre a evolução da demanda no mercado interno atingiu 60,7 pontos em maio, ante 61,7 pontos em abril. Já o índice de expectativas para o emprego registrou 54,3 pontos em maio, ante 55,4 pontos em abril. O índice de compras de matérias-primas marcou 58,2 pontos, ante 58,8 pontos. O pessimismo ficou reservado para as exportações, item cujo indicador ficou em 47,9 pontos, ante 49,1 pontos em abril.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.