CNI: confiança do empresariado cai pelo 3º mês seguido

O Índice de Confiança do Empresariado Industrial (Icei) caiu pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 62 pontos em novembro, de acordo com dados divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala de zero a 100 pontos, em que valores acima de 50 pontos indicam otimismo por parte dos entrevistados, o indicador recuou 0,8 ponto em relação ao mês anterior, com recuos em todos os portes de empresas.

Segundo o documento, os empresários mostraram perda de confiança principalmente em relação às condições atuais da economia, cuja variável recuou 1,4 ponto em novembro. Já o índice de expectativas para os próximos seis meses caiu de 65,9 pontos para 65,1 pontos no mesmo período.

De acordo com a CNI, apesar de acumular queda de 6,7 pontos em relação a janeiro deste ano, quando atingiu o maior patamar desde a sua criação, o Icei ainda está acima de sua média histórica, de 59,6 pontos. Quando analisada somente a indústria de transformação, a queda do índice em novembro foi de 1,4 ponto, para 60,6 pontos. Já os indicadores relativos às indústrias extrativa e da construção civil registraram aumento no mês, de 1,9 ponto e 0,6 ponto, respectivamente. “O Icei dos três segmentos industriais pesquisados estão acima de 60,0 pontos, o que realça o otimismo da indústria”, diz o documento.

Mesmo com queda nos últimos meses, 18 dos 26 setores pesquisados mantêm-se com otimismo acima de suas médias históricas. Entre eles aparecem setores cujo indicador está 4 pontos acima da média, como as indústrias de outros equipamentos de transporte, plástico, minerais não metálicos, edição e impressão, calçados, móveis e vestuário.

Voltar ao topo