Os resultados negativos do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre deste ano podem ser amenizados nas próximas estimativas pelo bom desempenho da segunda safra de grãos, que começa a ser colhida neste mês. A avaliação é da Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que destaca a previsão de colheita de 30,1 milhões de toneladas, volume 40,5% acima do produzido no ano passado.

continua após a publicidade

Hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB do setor agropecuário no primeiro trimestre recuou 8,5% em relação a igual período do ano passado. A queda foi de 7,5% comparado com o último trimestre de 2011.

A CNA avalia que, mesmo com a expectativa de bons resultados da segunda safra de grãos, o desempenho positivo do setor agropecuário e do agronegócio brasileiro, registrado no ano passado, não deve se repetir em 2012. A entidade prevê que as perdas da safra provocadas pela estiagem na Região Sul e excesso de chuvas em outras áreas somente poderão ser recuperadas em 2013.

continua após a publicidade