CNA crê que 2ª safra de grãos pode aliviar queda do PIB

Os resultados negativos do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre deste ano podem ser amenizados nas próximas estimativas pelo bom desempenho da segunda safra de grãos, que começa a ser colhida neste mês. A avaliação é da Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que destaca a previsão de colheita de 30,1 milhões de toneladas, volume 40,5% acima do produzido no ano passado.

Hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB do setor agropecuário no primeiro trimestre recuou 8,5% em relação a igual período do ano passado. A queda foi de 7,5% comparado com o último trimestre de 2011.

A CNA avalia que, mesmo com a expectativa de bons resultados da segunda safra de grãos, o desempenho positivo do setor agropecuário e do agronegócio brasileiro, registrado no ano passado, não deve se repetir em 2012. A entidade prevê que as perdas da safra provocadas pela estiagem na Região Sul e excesso de chuvas em outras áreas somente poderão ser recuperadas em 2013.