O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, esclareceu que a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em junho, vai definir a meta de inflação para 2019. Mais cedo, ele havia dito que a meta para 2018, de 4,5%, poderia ser revista nesta mesma reunião. “Em junho deste ano, na reunião do CMN, vamos definir a meta de inflação de 2019, conforme estabelece o decreto que deu as bases para o regime de metas de inflação no Brasil”, afirmou, após participar de audiência pública na comissão especial da reforma da Previdência na Câmara.

continua após a publicidade

“Agora, estaremos revisando sempre todos os dados da atividade econômica, os resultados, seja de expectativas de inflação deste ano ou do ano de 2018, e estaremos sempre revisando como está o comportamento da inflação em relação à meta deste ano de 2017 e do ano de 2018. Agora, a fixação da meta de inflação será para o ano de 2019”, acrescentou.

continua após a publicidade

O ministro disse ainda que não toma “pré-decisões” ou anuncia o que está pensando ou discutindo previamente. “Não se faz isso em política econômica”, afirmou.

continua após a publicidade

“Tenho uma postura em relação a decisões, principalmente decisões que tenham efeito em preços no mercado. Não anunciamos decisões previamente, não anunciamos o que estamos pensando a respeito ou o que estamos discutindo. No dia adequado, vamos reunir todos os dados, todos os membros do conselho vão fazer sua avaliação, será tomada a decisão e será anunciada imediatamente.”