Clima ruim faz Conab reduzir em 1,7% previsão de safra

A produção de grãos na safra 2011/12 está estimada é de 160,06 milhões de toneladas, volume 1,7% inferior ao resultado do período anterior, que foi de 162,8 milhões de toneladas. O número representa uma redução de 2,74 milhões de toneladas a menos na produção nacional de grãos. A maior redução é observada na soja (8,64 milhões de toneladas) e no arroz (1,81 milhão de toneladas), conforme o oitavo levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira.

De acordo com técnicos da Conab, a queda deve-se às condições climáticas desfavoráveis, principalmente no período entre 15 de novembro e 15 de janeiro, que prejudicaram mais as lavouras de milho e de soja, sobretudo nos Estados da região Sul, parte da Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul.

A Conab observa que o atual levantamento contempla informações já definidas para as áreas cultivadas com as culturas de verão de primeira safra. Para as culturas de inverno e culturas de segunda safra na região Centro-Sul, bem como as culturas da região Norte/Nordeste, com exceção das áreas de cerrado, o plantio está em andamento. As áreas, portanto, ainda não estão definidas. “É importante citar que a região do semiárido da região Nordeste vem passando por uma forte estiagem, situação que está impedindo o plantio na maioria das áreas”, comentam a estatal.