Cidade de Castro é líder nacional na produção de leite

Os municípios paranaenses de Castro, Toledo, Nova Esperança e Ortigueira se destacam entre os líderes nacionais na produção de leite, suínos e frangos, casulos do bicho-da-seda e mel.

A pesquisa com os resultados da produção municipal de 2007, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ontem aponta que o Paraná é o maior produtor de aves e de casulos do bicho-da-seda do País, o segundo maior produtor de mel, o terceiro na produção de suínos e leite e o décimo colocado na produção de bovinos.

Na Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2007, o município de Castro foi o campeão na produção de leite, com 135,67 milhões de litros em 2007. Nessa atividade, os municípios paranaenses de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Carambeí se destacaram entre os 10 municípios brasileiros com as maiores produções de leite.

Na produção de frangos, onde o Estado é confirmado como o maior produtor nacional com uma produção de 195,8 milhões de cabeças em 2007, que corresponde a 21,1% da produção nacional. Os municípios de Toledo, Piraí do Sul, Cascavel, Palotina e Dois Vizinhos se destacam entre os 20 municípios com os maiores efetivos no plantel avícola.

O município de Toledo é o maior produtor de frangos do Paraná e o quinto no País com uma produção anual em 2007 de oito milhões de cabeças. Toledo se destaca também na produção de suínos, onde aparece em terceiro lugar no ranking da produção nacional.

A pesquisa do IBGE mantém o Paraná na liderança da produção de casulos do bicho-da-seda com uma produção de 7.304 toneladas de casulos. Na listagem dos 20 municípios brasileiros com as maiores produções, todos são do Paraná. Desses, os municípios de Nova Esperança, Alto Paraná e Altônia estão entre os três maiores produtores.

Outro setor que o Paraná se mantém na liderança é a produção de mel, com 4.632 toneladas produzidas em 2007. Ortigueira é o maior produtor no Estado. No setor de bovinos a produção paranaense se situa na décima colocação com um rebanho de 9,49 milhões de cabeças.