Chuvas deixam 55 famílias desabrigadas

Já chega a 55 o número de famílias que tiveram que deixar suas casas devido a cheia no Rio Iguaçu, em União da Vitória, no Sul do Estado.

No final da tarde de ontem, o nível do rio chegou a 5,73 metros, 3,43 acima do normal. Se chegar a seis metros, outras 80 famílias vão ter que ser retiradas. A chuva deu uma trégua em todo o Estado, mas a previsão é de tempo fechado até o final de semana, o que pode agravar a situação. A cidade de São Mateus do Sul também enfrenta o problema.

Desde o final da tarde de ontem, o Iguaçu subiu 16 centímetros. Segundo o chefe de operações da Defesa Civil na cidade, Rubens Konel Filho, o rio vem subindo cerca de um centímetro por hora.

Ontem quase não choveu nos municípios que formam a bacia do Rio Iguaçu, e a previsão de chegar a seis metros não se confirmou.

No entanto, a Defesa Civil está preocupada com a previsão de chuva até o fim de semana. Se o rio subir mais 27 centímetros, outras famílias vão ter que ser desalojadas e a cidade pode decretar estado de emergência.

Apesar da ameaça do Iguaçu a 17 bairros, Rubens considera a situação controlada. Segundo ele, a água atingiu apenas 10% das casas das famílias desalojadas – as outras pessoas saíram preventivamente e todos conseguiram salvar grande parte de seus pertences.

A maioria dos desabrigados está na casa de parentes ou amigos, e apenas 20 famílias estão abrigadas no parque de exposições da cidade, que foi organizado para recebê-los.

No município de Rio Negro, o rio de mesmo nome parou de subir e não apresenta mais uma ameaça. A mesma situação ocorre em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, com os rios Palmital e Atuba. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.