China vai resistir a mudanças no mecanismo do minério

A China deve “resistir e se opor” a qualquer esforço para uma remodelação do mecanismo de preços para minério de ferro que “insulta a economia e as regras de mercado”, afirmou Jia Yinsong, superintendente para matérias-primas do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. Jia disse que os termos dos preços para materiais de siderurgia devem ser baseados nos mecanismos existentes.

“O ministério espera que os preços do minério de ferro sejam mantidos em um nível razoável. Nós devemos evitar grandes aumentos ou grandes quedas, evitar especulação e honrar as regras fundamentais do comércio internacional de minério de ferro com base no princípio do benefício mútuo”, declarou Jia, em documentos que circularam na imprensa chinesa.

Os comentários da autoridade foram feitos no momento em que se espalham pelo mercado especulações de que as mineradores globais estão obtendo sucesso no movimento para pressionar as siderúrgicas asiáticas a substituir o sistema anual de preços por um sistema trimestral. As negociações anuais sobre preços do minério de ferro têm sido cada vez mais difíceis, na medida em que a China tenta ganhar mais voz e resistir à pressão para que os preços de referência sejam mais próximos dos preços à vista (spot).

Em um fórum da Organização das Nações Unidas em Genebra, Hu Jiangyun, pesquisador de um centro de pesquisas estatal chinês, afirmou que o monopólio sobre os preços do minério de ferro está prejudicando a economia da China. “Há um monopólio sobre a determinação dos preços e eles não são decididos pela oferta e a demanda”, disse Hu.

Vale, BHP Billiton e Rio Tinto dominam o fornecimento de minério de ferro para as siderúrgicas chinesas. Hu afirmou que os preços na China estão acima de US$ 100 por tonelada, o dobro do nível de 2002. O pesquisador alertou que políticas de preços defeituosas terão um grande impacto sobre a economia global, já que a China é um motor do crescimento. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo