A China informou hoje que vai abolir sobretaxas que incidem sobre algumas autopeças importadas, após a Organização Mundial do Comércio (OMC) decidir no ano passado que a tarifa violava regras comerciais. Os impostos mais elevados serão eliminados a partir de 1 de setembro, informou o ministério da Indústria e Tecnologia de Informação e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma em comunicado conjunto divulgado em seus sites nesta sexta-feira. A ação junto à OMC havia sido movida pelos EUA, Canadá e União Europeia; a decisão foi tomada em julho de 2008 e a Organização rejeitou em dezembro um recurso da China.

continua após a publicidade

De acordo com as regras de importação da China, impostos adicionais incidem sobre autopeças importadas caso elas sejam usadas em um automóvel que não atenda à exigência de pelo menos 40% de componentes fabricados no mercado local. Os impostos são mais que o dobro dos que incidem sobre autopeças para carros que cumprem esse patamar mínimo de 40%.

A China afirmou em sua defesa que os impostos eram necessários para impedir que carros fossem importados em grandes quantidades pelo país. Mas, de acordo com o analista Gerwin Ho, do Citigroup, a decisão de eliminar a sobretaxa não deve ter grande impacto, já que “apenas um pequeno porcentual de montadoras não cumpre essa exigência mínima de 40%”. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade