China participará de esforços para superar crise do euro

A China não estará ausente dos esforços globais para ajudar a zona do euro a superar a crise do endividamento soberano, divulgou a TV estatal, neste sábado, citando o chefe do Parlamento do país.

Em viagem à Espanha, em uma reunião com o primeiro-ministro Mariano Rajoy, o presidente do Congresso Nacional do Povo da China, Wu Bangguo, disse que o seu país acredita que a Espanha e outras nações europeias podem superar suas dificuldades econômicas, alcançar a estabilidade financeira e eventualmente manter o crescimento econômico, segundo a TV. De acordo com o representante chinês, seu país “não estará ausente” nos esforços globais para superar a crise do euro.

Ao descrever os problemas europeus como “temporários”, Wu citou as vantagens da região, enumerando o que avalia como sólida base econômica e avanço tecnológico.

A preocupação sobre o sistema financeiro da Espanha teve aprofundamento nesta sexta-feira, depois que o Bankia afirmou que o governo irá injetar 19 bilhões de euros na instituição, em uma nacionalização efetiva. As informações são da Dow Jones. (Nalu Fernandes)