China ?ganha? o mercado argentino

Buenos Aires – O mercado argentino – campo de batalha entre eletrodomésticos chineses e brasileiros – foi desfavorável ao Brasil nos primeiros dois meses deste ano. A batalha do primeiro bimestre foi vencida, pela primeira vez, pelos produtos Made in China.

Segundo um relatório da consultoria Investigações Econômicas Setoriais (IES), a China domina atualmente 43,6% do mercado de eletrodomésticos importados pela Argentina. Mas, se forem acrescentados os eletrodomésticos enviados por Hong Kong ao mercado argentino, a proporção chinesa sobe para 48,7%.

Entre janeiro e fevereiro o Brasil ficou em segundo lugar, com 23,7% (incluindo também os eletrodomésticos produzidos na zona franca de Manaus, que representam 5,1%). No ano passado a China representou 36,2% dos eletrodomésticos importados pelo mercado argentino, enquanto que os produtos Made in Brazil ostentavam a pole position, com 38,8%.

Segundo o IES, um dos motivos do recuo brasileiro são as medidas de restrição – aplicadas pelo governo do presidente Néstor Kirchner – para a entrada de produtos eletrodomésticos brasileiros. Desde o final dos anos 90 os industriais argentinos do setor reclamam da suposta ?invasão? de produtos brasileiros. Eles argumentam que os produtos Made in Brazil estavam ?depredando? as empresas argentinas.

O argumento, na época, era que o setor precisava de uma ?pausa? para recuperar-se da grave crise econômica de 2001-2002, e que, com a concorrência brasileira, isso era impossível (no entanto, nos últimos quatro anos, a crise ficou para trás, e o PIB do país cresceu 9% em média, por ano).

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