China domina Salão do Automóvel de Curitiba

Máquinas para todos os gostos e bolsos estão presentes no 14.º Salão do Automóvel de Curitiba. São ao todo 200 veículos das marcas Chevrolet, Mercedes Bens, Smart, Volvo, Land Rover, Lifan, Peugeot, Toyota, Effa, Jac, Mitsubishi, Chery, Volkswagen, Mini, BMW, Kia, Suzuki, Fiat, Ford e Citroen.

São carros que variam de R$ 23 mil, como os populares, até US$ 248 mil, como o Mercedes E63 AMG ou o Mitsubishi Lancer Evolution X, que custa R$ 200 mil. As montadoras mais tradicionais do País trouxeram novidades para os consumidores, tais como o Fiat Bravo, que será lançado no próximo dia 25, o Chevrolet Camaro, já disponível nas lojas por R$ 185 mil, o Ford Fusion Hybrid, que intercala o motor elétrico com o convencional.

O híbrido é vendido a partir de R$ 120 mil. A francesa Peugeot apresenta sua nova opção no mercado, o crossover Peugeot 3008, vendido a partir de R$ 82,4 mil.

A exemplo do Salão do Automóvel de São Paulo, montadoras chinesas ganharam um grande espaço no salão de Curitiba. Effa Motos, Jac Motors, Lifan Motors e Cherry apresentam aos curitibanos seus lançamentos e modelos já conhecidos.

Dentre os chineses, a Lifan chama atenção com o design arrojado do Lifan 320 que, segundo Rodrigo Gonçalves, diretor da marca, traz mais opcionais pelo preço dos carros básicos mais vendidos.

“Oferecemos um carro completo pelo mesmo preço do veículo básico”, diz. O Lifan 320 custa cerca de R$ 29 mil. A mesma estratégia foi adotada pela Jac Motors, que apresenta o compacto J3 por R$ 37,9 mil e o J3 Turin por R$ 39,9 mil. A Jac Motors irá inaugurar três lojas no Paraná dia 18 de março de 2011.

Já presente no mercado paranaense, a Cherry traz como lançamento o supercompacto Cherry QQ. O pequeno vem completo e começará a ser vendido em fevereiro. A empresa trouxe ainda o sedan Fulwin 2, que será lançado em julho de 2011.

Outro lançamento que chama atenção é o crossover Suzuki SX4 Mormaii, uma série limitada do SX4. “Trata-se de um carro prático e seguro, que foi projetado para as pessoas aventureiras. É um carro 4×2 com possibilidade de 4×4”, explica o diretor presidente da concessionária De Castro, da Suzuki em Curitiba, Daniel de Castro. Outro ponto interessante do crossover é a grande venda para o público feminino, responsável por cerca de 90% das compras.

Para o organizador da 14.º Salão do Automóvel de Curitiba, Joe Flávio de Araújo, a edição 2010 do evento representa uma grande oportunidade de negócios para todos os envolvidos.

“O salão de Curitiba é o maior evento nacional em termos de negócios. Aqui as montadoras apresentam condições especiais para compra, venda e novas oportunidades”, diz. “Temos um salão muito forte em qualidade de produtos. Além de oportunizar negócios, o salão é um bom programa para a família”, ressalta.

Serviço

O 14.º Salão do Automóvel de Curitiba acontece até o dia 28 de novembro, no Expotrade Pinhais (Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10,454, em Pinhais. Dias da semana das 17h às 22h e, nos finais de semana, das 14h às 21h. Os ingressos custam R$15. Maiores informações www.salaodoautomoveldecuritiba.com.