China diz que grande superávit em conta gera inflação

O superávit em conta corrente excessivamente grande da China tem sido a principal razão do aumento da inflação e também das pressões de alta sobre o yuan, afirmou Yi Gang, vice-presidente do Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país), em artigo publicado na China Forex Magazine.

Segundo Yi, não há tempo a perder em relação ao ajuste da estrutura econômica da China e à redução dos superávits comercial e em conta corrente do país. O superávit em conta é uma medida mais ampla da relação da China com o restante do mundo, incluindo comércio, renda com investimentos e outros pagamentos, como salários.

Em 2010, a China elevou as taxas de juros duas vezes e a taxa do compulsório dos bancos seis vezes. No entanto, Yi afirmou que o PBOC está cada vez mais limitado nos movimentos que pode realizar, porque a alta nos juros, embora ajude a controlar a inflação, atrai fluxos de capital especulativo. Além disso, a taxa do compulsório dos bancos atingiu máximas recordes. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.